A quem comunicar, como comunicar

“Caro/a Diretor/a Professor/a,

Venho por esta via informar  de que o/a  (nome) tem doença celíaca.

A doença celíaca é uma doença autoimmune, que com a ingestão de glúten provoca danos no intestino ou eventualmente na pele.

Nos últimos anos, o/a (nome) tem seguido uma dieta isenta de glúten para que se mantenha saudável, pois é o único tratamento possível para esta doença crónica.

O glúten é uma proteína que se encontra no trigo, centeio e cevada. Encontra-se também numa grande variedade de alimentos – de biscoitos, pães, massas, cereais, doces, salgadinhos e muito mais.

Como a doença celíaca não é uma alergia, a ingestão de glúten devido a contaminação cruzada ou caso coma algo acidentalmente que contenha glúten, provavelmente terá consequências: dores de estômago,  diarreias, dores de cabeça. (colocar outros sintomas adequados a cada situação)

 Como o/a (nome) só tem … anos, precisamos de ter a certeza de que o evita completamente.

Gostaria de partilhar algumas informações  que poderão ser de grande ajuda na sala de aula, como me ajudarão na  preparação de eventos da escolares.

Contaminação Cruzada – Desde migalhas, a materiais de arte e plasticina (que podem conter trigo) – é importante estar ciente do que rodeia o/a (nome) e a sua superfície de trabalho. Em relação à plasticina, eu posso providenciar uma marca sem glúten assim como os instrumentos para a manusear e que deverão ser mantidos separados dos demais. Devido à contaminação cruzada, por favor, encoraje a lavagem frequente das mãos.

Aniversários – agradecia que me informasse como pretendem comemorar os aniversários, quais as datas , se as crianças serão autorizadas a trazer bolos para os seus aniversários… Isto irá permitir-me preparar adequadamente e ter algo para o/a(nome) nos dias em que são trazidas guloseimas especiais. Se as crianças estão autorizadas a trazer bolos, poderia fornecer-me uma lista dos aniversários, por favor?

Celebrações especiais – Magusto, Natal, Páscoa, e outros, agradecia que me comunicasse quando irão decorrer, pois irei providenciar a alimentação do/a (nome).

 Visitas de estudo – da mesma maneira, agradecia informações antes de qualquer visita de estudo: que atividades irão decorrer (artesanato, etc.) e se haverá guloseimas especiais, para que eu possa enviar algo livre de glúten, se necessário.

Finalmente, se tiver alguma dúvida sobre a dieta do/a (nome) ou tem uma pergunta sobre se ele/a pode comer determinado alimento, por favor, não hesite em telefonar-me. (Fornecer número de telefone)

 Muito obrigado pela sua colaboração!

Atenciosamente,

(assinatura)”