O que comunicar, Como agir em aniversários/jantares/festas de amigos

Ter momentos de convívio com os amigos é uma das coisas importantes da vida, e nenhuma restrição alimentar deverá ser impeditiva desse convívio!

 

– devemos conversar antecipadamente sobre os alimentos que serão servidos. Devemos, no entanto ter sempre um lanche de reserva preparado preferencialmente com as mesmas coisas, só que sem glúten.

– Aquecer a minha refeição tapada nos mesmos recipientes em que ela foi enviada (exemplo: embalagens descartáveis de alumínio para aquecer no forno elétrico ou convencional ou de plástico para micro-ondas).

– Em refeições ao ar livre, como churrascos e piqueniques, não devem ser colocados juntos, pães com a carne e também não podem ser cortados ou servidos na mesma travessa.

– As carnes não podem ser temperadas com cerveja, temperos prontos (a maioria desses produtos industrializados contém glúten)

– Lembrar de não mexer nos alimentos com talheres que tenham sido utilizados com produtos que possam conter glúten.

– Existem alguns “salgadinhos” que não contém glúten, mas é preciso sempre estar atento aos rótulos, pois podem haver mudanças na lista de ingredientes.

Os molhos e temperos que posso usar são os que foram enviados junto com minha alimentação.

-Se vamos participar num lanche, combine os cuidados a ter com todos: doces, queijos, requeijão, manteiga devem ser sem glúten e não podem ser contaminados. Se torrar pão sem glúten, faça isso sobre uma folha de papel alumínio num forno – nunca usar torradeira ou sanduicheira que seja usada normalmente com pães com glúten.