Roda dos alimentos

roda-alimentos-porcoes

 

 

Roda dos Alimentos

 

 

 

Comer Saudavelmente
A  roda dos alimentos mostra que alimentos devem ser incluídos para ter uma dieta saudável e equilibrada.

Por dia,                   Gorduras e óleos

  Piramide Gorduras.00

1-3 Porções de gorduras e óleos (aprox. 10g) ácidos gordos. Deve ser dada preferência a óleos vegetais, azeite, mas também pode usar as gorduras animais sempre na mesma proporção. Cuidado com a gordura contida em salsichas, cremes e doces.

Por dia                   Carne, peixe, ovos, legumes, leite e derivados 

 Piramide carne peixe.00

1,5-4,5 Porções alternadas de carne e peixe (aprox. 100-120g). De preferência, a carne magra, carne, aves, suínos e peixes e ovos, máximo de 2-3 vezes por semana. Estes alimentos fornecem minerais, proteínas e vitaminas do complexo B. Neste grupo também entram leguminosas (feijão, grão de bico, ervilhas, lentilhas, aprox. 60g), contendo hidratos de carbono e muitas proteínas.

2-3 Porções (aprox. 100-120g) de leite ou de produtos lácteos (iogurte, requeijão e queijo), de preferência com pouca gordura. Estes alimentos fornecem cálcio, proteínas e vitaminas B2 e A.

Por refeição                   Cereais e tubérculos

Piramide cereais .00

 

Piramide tuberculos00

4-11 Porções por dia de produtos à base de cereais, como pão e massas sem glúten; batatas e  arroz. São uma importante fonte de hidratos de carbono, fibras e de energia facilmente utilizável. Em cada refeição deve comer qualquer alimento deste grupo. Uma porção é igual a: cerca de 80-100g de pão sem glúten; 200g de batatas ou cerca de 100g massas sem glúten.

1-2 Porções por dia de leguminosas .

3-5 Porções por dia de hortícolas .

3-5 Porções por dia de frutas .

 

Por dia                       Beber 1-2 litros

 

Piramide agua00

Beba entre um litro e meio a dois litros de água por dia. De preferência, bebidas sem açúcar: água mineral, chá de frutas sem açúcar ou ervas, sumos de frutas diluídos ou de legumes. Tomar com moderação bebidas como café ou o chá verde e preto.

Regularmente                           Fazer exercício físico

Prática de exercício físico regular, se possível ao ar livre. Procurar fazer um desporto que combine com cada um. Subir escadas em vez de utilizar o elevador e não usar o carro para viagens curtas.