Como viajar?

Air Travel Flug Reise Airplane Flugzeug Cloud Wolke Sky HimmelDiversas companhias aéreas, dependendo da companhia aérea e do percurso, oferecem – principalmente em vôos internacionais ou de longa distância – opções de refeições especiais para passageiros com restrições alimentares de natureza médica, religiosa, cultural, ou mesmo por aqueles que simplesmente optam por seguir uma determinada dieta específica.

Reserve sua refeição especial com antecedência e confirme uns dias antes e no momento do check-in.

Companhias aéreas que oferecem refeições especiais saudáveis normalmente precisam notificação antecipada entre 24 a 96 horas para garantir que a sua refeição está pronta no momento da sua partida

Confirme sua solicitação de refeição especial diretamente com a companhia aérea ou com seu agente de viagens antes de sua partida

No entanto, leve sempre alguns alimentos de reserva. As companhias aéreas permitem o seu  embarque. Evite alimentos que contenham liquidos, que precisem de aquecimento ou qualquer tipo de preparação . Devido à pressurização na cabine,procure embalar toda a comida em bolsas, às quais retira todo o ar possivel.

Traga sempre mais do que acha que vai precisar.

No caso de ter pedido a refeição especial, coma apenas o que estiver selado e devidamente etiquetado com o nome ou código da sua refeição (GFML no caso de refeição sem gluten) Atenção a todas as coisas adicionadas no tabuleiro  não apropriadas à sua dieta. Leia os ingredientes se eles estiverem listados para verificar que tudo lhe foi dado é seguro.

cruzeiro

Depois de escolher a companhia de navegaçao seja claro ao explicar a sua condição alimentar.

Na hora da reserva, sempre com a maior antecedência possível, algumas companhias de cruzeiros poderão fornecer através das agências o preenchimento de um formulário com a descrição detalhada da sua restrição alimentar e acrescentar sugestões de alimentos que poderá consumir.

Solicite também informação sobre os menus disponíveis a bordo.

Informe-se se é permitido levar a bordo alimentos de reserva e quais os procedimentos necessários para o poder fazer (como por exemplo levar um atestado médico) e em que condições pode fazê-lo.

Lembre-se de levar pulseiras de identificação da sua condição e de levar qualquer medicação necessária.

Ao embarcar lembre-os, entregando a confirmação de solicitação de dieta especial no momento do check in.

Antes de sua primeira refeição, entre em contacto com o Maitre e entregue uma cópia desta. Peça para conversar com o chef, e garantir que lhe será servida a refeição adequada. As refeições nos navios geralmente são preparadas em grandes cozinhas, não deixe de perguntar sobre o modo de preparação da refeição e sobre a possibilidade de contaminação cruzada.

No caso de cruzeiros com múltiplos restaurantes, verifique se é necessário realizar esse procedimento em todos os restaurantes do navio.

Evite buffets, já que nestes é muito difícil prevenir a contaminação cruzada

Se os seus filhos tiverem alguma restrição alimentar, lembre-se de avisar os monitores ou responsáveis pelas atividades para crianças no navio, para garantir que lanches inapropriados sejam servidos e que os monitores tenham alternativas para oferecer.

Nas escalas do cruzeiro verifique previamente se há lojas com produtos especiais para sua dieta, ou restaurantes onde possa ir durante o desembarque.